Nas asas de uma borboleta...
Minha estreia como colunista de Educação Sustentável no Greenvana.com
Um olhar mais literário para as questões do ambiente
É com o coração cheio de gratidão que aceito o convite da equipe Greenvana para fortalecer a rede e colaborar com a produção deste conteúdo verde e extremamente nutritivo. Junto-me ao time de feras para dar voz à iniciativas sustentáveis e falar um pouco sobre educação ambiental, desenvolvimento humano, práticas conscientes e, claro, prosperidade!
Tomara que essas linhas sejam fontes inesgotáveis e sempre renováveis de energia para que juntos possamos promover uma poderosa transformação tendo como base o conhecimento.
Sou graduada em Comunicação Social com especialização em Arte Ecologia pela Puc Rio. Trabalhei como jornalista durante 11 anos, mas percebi que precisava de mais doçura nas entrelinhas. Acabei me tornando escritora de literatura infanto-juvenil.
Minha proposta é levar um olhar mais literário para as questões do meio ambiente. Este ano, lancei o livro O planeta está com febre, que aborda o aquecimento global de uma forma diferente e cheia de sensibilidade. A obra conta com o prefácio assinado por Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente. Para 2011 já tenho dois novos títulos em fase de produção. Livrinhos no forno, darei notícias por aqui mais tarde!
Além da literatura, tenho colocado minha energia e intenção na construção de uma sociedade mais saudável. Sou fundadora do Espaço Asas, projeto que fortalece os valores humanos através da literatura e yoga. E também sou voluntária na Fundação Internacional Arte de Viver, participo de cursos com o público jovem que têm como objetivo o fortalecimento do indivíduo, através de técnicas de meditação e respiração que proporcionam alívio de traumas e bem-estar.
Sou cheia de fé na vida, defendo uma cultura de paz para a humanidade e o resgate do espírito de coletividade para a construção de dias melhores. Ou seja, sou uma otimista irremediável. Sonho com um mundo mais solidário, mais sustentável, com mais florestas e bem menos poluição para todos nós. Eu gosto mesmo é de final feliz!
Vamos nos ver muito por aqui!
Bons ventos,
Luciana Rosa
Pense de novo - Campanha WWF
Curtinhas e inteligentes! Assim são as animações produzidas pela WWF que falam sobre aquecimento global, fontes renováveis de energia e desmatamento.
Sementinhas do bem!!
Colégio Santos Anjos e Marista São José
Festa Verde - Primeira festa sustentável da Coca-Cola Brasil em comemoração ao Dia das Crianças
Relax!!
Eles não fizeram o dever de casa!
Ótimo filme da ONG WaterAid com criação da agência norte-americana CRIC Producion. A ideia é sensibilizar os líderes mundiais e a população sobre o problema da falta de água no planeta, alavancando doações para a ONG.
As crianças realmente se assemelham com os líderes. Os pequenos Silvio Berlusconi e Dmitri Medvedev bagunçam a aula, enquanto isso o Obama aparece mais na dele e um pouco entediado, sensacional!
O planeta está com febre acaba de chegar a seis comunidades do Rio de Janeiro
Saiu na mídia - Jornal Cruzeiro do Sul
Cruzeiro on-line
Meio ambiente, aquecimento global e sustentabilidade são os temas mais discutidos da atualidade. Assim, nada melhor do que juntá-los de uma forma moderna! O LivroClip e a Editora Zip se juntaram e lançaram o trailer O Planeta Está Com Febre, baseado no livro de Luciana Rosa. Na obra, a Terra está muito doente e vai ao médico. Lá, descobre que sofre de aquecimento global. Para curá-la, crianças do mundo inteiro se unem e aprendem um jeito diferente de viver em sociedade. As ilustrações de Salmo Dansa ganharam vida, com árvores crescendo, dragões voando e abelhas transportando cupidos: tudo isso para ajudar a Terra a voltar a ser o Planeta Azul.
Saiu na mídia - Portal Educação
Livro mostra como está a atual situação do planeta
terça-feira, 28 de setembro de 2010 às 6:23h
A literatura infantil acaba de ganhar mais uma obra interessante e que estimulará ainda mais a leitura das crianças. O livro “O planeta está com febre”, de Luciana Rosa, tem como foco mostrar a preservação e recuperação do aquecimento global que atinge a Terra.
“É importante que os pais e educadores mostrem às crianças a importância de se preservar o meio ambiente, seja por meio dos livros ou outras maneiras”, explica a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.
Da literatura para a vida!
Saiu na mídia - Livraria da Folha
Saiu na mídia - Revista Pais e Filhos
http://www.revistapaisefilhos.com.br/biblioteca/377/o-planeta-esta-com-febre
Livro clip - Versão multimídia do meu livro :)
Obaaa! Ficou pronto o clip do meu livro! Conheçam o trailer do Planeta está com febre, agora em versão multimídia! No hot site do livro clip dá pra ler um trecho da obra, conhecer melhor a autora e ainda tem sugestões de atividades para desenvolver o tema do aquecimento global com as crianças. Amei! Amei! Amei!
O perigo de uma única história
Saiu na mídia - Revista Plurale
Selo de qualidade - LIVRO MARAVILHOSO
Homenagem na Tic Tic Tac
Apresentando O planeta para a garotada!
Fila pra fazer carinho no planeta Terra!
Juntos na responsabilidade de formar crianças mais felizes
Mais um sonho realizado!
Espaço Asas plantando sementes do bem, fortalecendo os valores humanos e espalhando muito amor pelo Rio de Janeiro!
A Flip é uma festa!!!
Momento inesquecível!
Ela AMOU o livro. Disse que o brilho da estrela cadente estava iluminando os seus olhinhos e que a abelhinha era muito danada, toda hora saía da página do livro e furava o dedo dela. Isso tudo com pulinhos, risadas e gritinhos no meu colo. Aiiiii... como é lindo o poder da imaginação! Como é bom fazer parte disso:)
Muito bom!!!
Palestra do jornalista André Trigueiro no TEDx Sudeste 2010 sobre consumo consciente.
André tem todo o meu respeito e admiração pelo belíssimo trabalho que oferece à sociedade! Gosto muito quando ele alerta para a necessidade de existir um processo de REEDUCAÇÃO!
Saiu na mídia
Por Suzana Paula
Su_u2@hotmail.com
Apesar da aparente ingenuidade da pergunta do título, a realidade vem nos mostrando que o real conhecimento sobre o assunto não é proporcional ao número de artigos, eventos e discussões que parecem não parar de crescer. Mas qual seria o entrave para que tanta informação não gere conhecimento? Em primeiro lugar, é importante ficar claro que conhecimento não é conseqüência direta de informação. O fácil acesso à informação que temos atualmente não nos faz melhores conhecedores de determinado assunto. A informação passa diariamente aos nossos olhos, sem que necessariamente desperte nosso interesse e nos faça ter vontade de conhecer um tema.
E isso, claro, também acontece com a tão falada sustentabilidade. Mas ainda que não queiramos conhecer mais sobre o assunto, temos a obrigação de saber do que se trata, já que ela está diretamente relacionada aos nossos interesses. Nada mais eficaz que começar a falar sobre o assunto durante a infância.
E foi essa sacada que teve a escritora Luciana Rosa, que lançou em julho um livro infantil sobre o meio ambiente. A motivação da autora para escrever este livro nasceu de uma pesquisa a que teve acesso, a qual dizia que a cada dez jovens, seis não sabem o significado da palavra sustentabilidade.
O livro “O Planeta está com febre”, da Zit Editora, é uma forma de os jovens não só ouvirem falar sobre o assunto, mas de fato conhecerem o que está sendo tratado. Os mais crescidinhos também devem buscar formas de melhor apreender tanta informação, pelo menos no que diz respeito a questões essenciais para a preservação da vida.
Saiu na mídia
Jornal O Globo - edição 3 de agosto de 2010.
Vida Simples - Entrevista
Saiu na mídia...
Um olhar literário para a questão ambiental
Obra infanto-juvenil explica o aquecimento global fazendo analogia à febre
Lançamentos
PublishNews - 23/07/2010 - Redação
Como falar sobre aquecimento global para crianças de uma forma simples e compreensível? A escritora Lucia Rosa e o ilustrador Salmo Dansa escolheram um fato desconfortável conhecido por todos – a febre. “Toda criança já teve febre alguma vez na vida, elas conhecem esta sensação de mal estar. O corpo fica desconfortável, dolorido e, principalmente, com a temperatura muito elevada. Minha proposta é levar um olhar literário para as questões ambientais e facilitar ao máximo a transmissão desse conhecimento para os pequenos”, explica a autora. Neste domingo (25), ela lança O planeta está com febre (Zit Editora, 32 pp., R$ 19,90), com prefácio de Carlos Minc, às 16h, na Livraria da Travessa Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ. Tel. 21 3205-9002).
http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=58992